Caso seja condenado pela maioria dos ministros, o parlamentar pode ficar fora da disputa eleitoral deste ano
O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta quarta-feira, 20, o julgamento da ação penal contra o deputado Daniel Silveira (PTB-SP). Às 14h, os ministros vão decidir se o parlamentar volta à prisão com uma condenação definitiva.
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro pediram que o ministro André Mendonça peça vista do processo, retardando o desfecho do caso. Nessa hipótese, os demais juízes da Corte informaram que vão antecipar os votos.
Mendonça será o terceiro a votar, logo depois do revisor, Nunes Marques, e o relator, Alexandre de Moraes, que deve levar ao colegiado um voto duro, seguindo o tom das decisões dadas no caso Silveira nos últimos meses.
Espera-se que a fase de apresentação dos argumentos da acusação e da defesa ocupe toda a primeira parte da sessão, o que pressiona os demais ministros a apresentarem seus votos de maneira sucinta nas duas horas restantes previstas, caso haja interesse em encerrar o julgamento ainda hoje.
Se a votação do caso Daniel Silveira não terminar nesta quarta-feira, a ação só será retomada na semana que vem, por causa do feriado de Tiradentes. A condenação definitiva do deputado pode tirá-lo das eleições deste ano.
*Revista Oeste
Leia também:
- Para Janaína, decisão de Moraes contra advogado de Daniel pode “matar a democracia” Entenda o motivo...
- “Entre Bolsonaro e Lula, devo caminhar com Bolsonaro”, diz governador do DF
- STJ confirma condenação do ex-ministro Lula, José Dirceu, a 27 anos de prisão
- Justiça proíbe Rui Costa de divulgar pesquisa sem registro
- Aos gritos de mito, Bolsonaro é aclamado pelo povo em Cuiabá; VÍDEO


