Ex-secretário do Ministério de Minas e Energia foi o nome eleito pelo Conselho de Administração da Petrobras nesta quinta-feira (14)
O novo presidente da Petrobras, que assume o lugar do general Joaquim Silva e Luna, é José Mauro Ferreira Coelho, eleito pelo Conselho de Administração da Petrobras nesta quinta-feira (14).
Ferreira Coelho foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no início deste mês, e teve seu nome aprovado na quarta-feira (13) em assembleia-geral para integrar o conselho administrativo da estatal.
O nome dele foi escolhido após a decisão pela saída do general Joaquim Silva e Luna e a recusa do consultor Adriano Pires, o primeiro indicado pelo Palácio do Planalto, que alegou conflito de interesse.
O novo presidente da Petrobras foi secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, pasta chefiada pelo almirante Bento Albuquerque. Coelho deixou o cargo em outubro de 2021.
Antes, foi diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), uma empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia.
Saiba quem é José Mauro Coelho, indicado para presidir Petrobras
O presidente Jair Bolsonaro escolheu na noite desta quarta-feira (6) o químico industrial José Mauro Ferreira Coelho para presidir a Petrobras. A indicação será analisada na reunião de acionistas da companhia no próximo dia 13 de abril.
Mestre em engenharia dos materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), José Mauro Ferreira Coelho é doutor em planejamento energético pelo programa de Planejamento Energético (PPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Com mais de duas décadas de experiência profissional, ele sempre atuou nos setores de petróleo, gás natural e biocombustíveis e tem três livros publicados.
Vida profissional
Depois de atuar como professor na UFRJ, na Universidade Iguaçú e no Centro Universitário da Cidade (Univercidade), além de colégios do Rio de Janeiro, José Mauro Ferreira Coelho ingressou na Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em 2007, na função de analista de pesquisa energética. Na estatal ligada ao Ministério de Minas e Energia ele passou, em 2010, ao cargo de coordenador do setor de refino de petróleo. Depois, em 2011, tornou-se membro do comitê de capacitação e, posteriormente, assessor da diretoria da EPE e membro do comitê de tecnologia da informação.
Em 2015, José Mauro Ferreira Coelho tornou-se superintendente adjunto na companhia, até que em 2016 tornou-se diretor de estudos do petróleo, gás e biocombustíveis da empresa.
Em abril de 2020, o novo indicado para a Petrobras foi nomeado secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, função que deixou em outubro de 2021.


