Processo ainda precisará passar por uma votação no plenário da Alesp
Na tarde desta terça-feira (12), o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, por unanimidade, o processo de cassação do mandato do deputado estadual Arthur ‘Mamãe Falei’ do Val.
O processo foi aberto após o vazamento de áudios em que o parlamentar falava como as mulheres ucranianas eram fáceis porque eram pobres. Na ocasião, Arthur do Val havia viajado para a Ucrânia com a justificativa de que iria ajudar refugiados após a invasão da Rússia.
O relator do caso foi o deputado Delegado Olim (PP), que votou pela cassação. Além dele, o Conselho de Ética é composto pelos deputados Enio Tatto (PT), Adalberto Freitas (PSDB), Barros Munhoz (PSDB), Maria Lúcia Amary (PSDB), Wellington Moura (REPUBLICANOS), Erica Malunguinho (PSOL), Campos Machado (AVANTE) e Marina Helou (Rede).
O processo seguirá agora para votação em Plenário em forma de projeto de lei. A perda de mandato de Mamãe Falei só ocorrerá, de fato, se a maioria dos 94 deputados estaduais votarem a favor do projeto.
A sessão foi marcada por tumulto. A militância do MBL, movimento do qual Do Val faz parte, compareceu à Alesp durante a votação. Com cartazes, gritaram na porta do local da reunião “Não à cassação”. Mulheres ucranianas que vivem no Brasil e que pedem a punição do parlamentar também estiveram presentes.
“Eu errei, ponto final. Quero pedir desculpas principalmente às mulheres ucranianas que estão aqui. Agora, vamos ser sinceros. Todo mundo sabe que esse processo de cassação não é pelo que eu disse, mas por quem disse. A verdade é que todos aqui me odeiam. Esse processo não é pelos meus defeitos, mas por minhas virtudes”, disse o membro do MBL.
“Vocês vão cortar minha cabeça, mas vão nascer outras no lugar”, disse ainda Arthur do Val.
Leia também:
- "Vou ser cassado, mas vou cair atirando", diz Arthur do Val
- “Vivemos um momento em que todos os demônios se liberaram”, diz Barroso
- Após declaração de Taís Araújo contra Bolsonaro, Malafaia rebate: “4 anos infernais para a Globo”
- Após ser vaiado e chamado de comunista, Datena demonstra irritação: ‘Precisam mais de mim do que eu deles’
- Bolsonaro: “Lula É Genocida De Inocentes”
- E aí Moraes, ‘Vai ficar quieto?’ Bolsonaro cobra STF sobre ameaça de Lula


