O presidente Jair Bolsonaro (PL) nomeou, nesta quarta-feira (13), o ex-capitão do Exército Victor Felismino Carneiro para o cargo de diretor adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Com a decisão, Carneiro assume de forma interina o comando da agência. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Carneiro assume o lugar de Alexandre Ramagem, então diretor da agência, que deixou o órgão há duas semanas para se candidatar à deputado federal nas eleições de 2022 pelo PL. Após a saída de Ramagem, o governo chegou a nomear o número dois do órgão, Carlos Afonso Coelho, para assumir o posto. No entanto, o nome de Carneiro já estava cotado para comandar a Abin.
Leia também:
- "Vou ser cassado, mas vou cair atirando", diz Arthur do Val
- “Vivemos um momento em que todos os demônios se liberaram”, diz Barroso
- Após declaração de Taís Araújo contra Bolsonaro, Malafaia rebate: “4 anos infernais para a Globo”
- Após ser vaiado e chamado de comunista, Datena demonstra irritação: ‘Precisam mais de mim do que eu deles’
- Bolsonaro: “Lula É Genocida De Inocentes”
- E aí Moraes, ‘Vai ficar quieto?’ Bolsonaro cobra STF sobre ameaça de Lula
O decreto que oficializou a escolha de Victor Carneiro foi assinado ainda pelo ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, já que a agência é subordinada à pasta. Carneiro também tem experiência como assessor parlamentar e já apresentou trabalho na Escola Superior de Guerra com o tema.


